sábado, 25 de maio de 2019

D&D 5e Sagas - Waterdeep Dragon Heist


Bem vindo a Águas Profundas! A Cidade dos Esplendores o espera nesta aventura para o melhor jogo de RPG do mundo!

Convocados para uma missão trivial pelo famoso explorador Volothamp Geddarm. Os aventureiros embarcarão em uma jornada pelas ruas de Águas Profundas (Waterdeep), e quando menos esperarem, irão se ver envolvidos em uma trama vil junto com algumas das figuras mais influentes da cidade. Mais do que isso, eles estão agora no centro de um audacioso plano criado por um dos maiores vilões dos Reinos, cujo o intuito é um só: Realizar o roubo de um tesouro fantástico!

Os aventureiros deverão se desdobrar pelos becos estreitos da maior cidade da Costa da Espada com urgência para impedir que isso aconteça. Enfrentar bandidos, realizar perseguições, negociar com lordes e batalhar com os vilões mais icônicos dos Reinos Esquecidos são apenas alguns dos ingredientes que estarão presentes nessa aventura.

Mas não é só isso, Dragon Heist é apenas uma aventura introdutória para o verdadeiro desafio: Explorar a Undermountain, a Montanha Submersa e todos os seus 23 níveis dispostos em Waterdeep: Dungeon of the Mad Mage, uma nova campanha que continuará do ponto final de Dragon Heist e levará os personagens até o Nível 20!

Uma grande aventura urbana espera por vocês. Coloquem suas perícias e coragem contra vilões que você nunca enfrentou antes, e deixe a caça ao dragão começar!


O LIVRO

Este não é apenas um livro de aventuras. Além da aventura de 157 páginas que levará os personagens do nível uma ao cinco, ele também trás um resumo de 26 páginas detalhando a cidade de Waterdeep, um bestiário muito robusto com toneladas de estatísticas e artes que abrangem 28 páginas, além de itens mágicos espalhados por todo o livro.

Em suma, Dragon Heist é o "Guia do Aventureiro da Costa da Espada para Águas Profundas" com o plus de "Assalto aos Dragões: Um Módulo de Monte a Sua Própria Aventura para Personagens do 1º ao 5º nível na cidade" misturados. Com mais de  60 páginas  de coisas úteis que você pode usar fora da aventura, este é até agora um dos melhores pontos de partida para novos Mestres de Jogo que não executaram muitas aventuras prontas antes. Com um bom jogo de cintura do narrador, o que está neste livro é o suficiente para que seus personagens cheguem ao nível 10 (onde mais da metade de todas as campanhas de D&D 5e são concluídas).

No tocante a evolução e desenvolvimento da historia dos personagens a longo prazo, longe das estatísticas, níveis, combates e dados, Dragon Heist oferece aos seus PCs um convite aberto para investir em uma propriedade que eles podem manter ao longo de toda a aventura e além. A "base" é bem pensada e projetada para inspirar a liberdade criativa dos jogadores e do Mestre, enquanto eles navegam em meio a algumas situações complicadas para se envolverem e chamarem com propriedade de "suas". A intenção é realmente a de incentivar um investimento a longo prazo por parte do grupo, levando-os a criar laços e vínculos na cidade. Afinal, esses personagens estarão aqui por um bom tempo se completarem esta aventura e logo em seguida partirem para a "A Masmorra do Mago Louco", que também é situada em Waterdeep e levará os personagens até o vigésimo nível, ou seja, praticamente toda a carreira heroica dos personagens. O livro auxilia esse desenvolvimento dando muitos detalhes sobre a cidade e seus habitantes, informações o suficiente para que o DM desenvolva a historia tornando os jogadores figuras de destaque e que passam a influenciar e interagir cada vez mais de forma orgânica em Águas Profundas ao longo dessa evolução. Há mapas e missões incluídas no suplemento com vários detalhes sobre toda a vizinhança, acumulados com informações sobre muitos NPCs úteis, vendedores e agentes das várias facções. Se vocês jogaram a aventura Curse of Strahd, um bairro detalhado neste livro tem o mesmo nível de descrição de toda a cidade de Barovia para se ter uma ideia. Amarrar os personagens e os jogadores em um local central para o grupo como esse com tanto respaldo a disposição é  maravilhoso!


MOLDANDO O CURSO DA SUA AVENTURA


Dragon Heist funcionará de forma diferente de todas as demais aventuras oficiais de D&D 5ª Edição lançadas até aqui. Isso porque embora a aventura tenha uma duração curta (similar a Lost Mines of Phandelver, entre sete e oito sessões), Ela poderá ser jogada até quatro vezes por um mesmo grupo. A forma como a Wizards planejou a aventura para que essa ideia se tornasse viável foi genial. Haverão quatro vilões, e em cada vez que você jogar a aventura, o mestre escolherá um deles para seu o grupo enfrentar.

É possível compararmos Dragon Heist, ainda que vagamente, com a aventura Murder in Baldur's Gate, que foi a primeira aventura lançada no Playtest do D&D para a 5ª Edição: Ambas são aventuras urbanas, com múltiplos vilões (embora em Baldur's Gate os três vilões se enfrentem indiretamente) e que evoca uma sensação de urgência na realização dos seus objetivos.

O arquiteto do grande golpe na Cidade dos Explendores na disputa pelos "Dragões de Waterdeep" (moeda local) ficará entre um desses quatro vilões icônicos dos Reinos:

OS CASSALANTER - São a maior casa nobre entre as mais de setenta e cinco que habitam Waterdeep e possuem seus negócios voltados para bancos e trabalhos filantrópicos nos templos da cidade. Atualmente, os dois maiores membros da família são Amalia e Victoire.

Embora um aventureiro comum acredite que nobres são fáceis de lidar, essa premissa não vale para os Cassalanter. Isso porque eles fizeram um pacto com uma entidade maligna de outro plano e possuem poderes que um aventureiro não esperaria que um nobre típico tivesse.

Como se não bastasse os poderes malignos, o maior trunfo dos Irmaõs Cassalanter é entender e jogar de forma magistral o jogo político da cidade, sendo considerados mestres na arte da aristocracia. Não importa quantas vezes os negócios desandem, a casa nobre sempre retorna mais forte do que era antes.

Mas quando se observa as coisas por trás do trabalho filantrópico dos Cassalanter, você descobre que nem tudo é o que parece ser...

JARLAXLE BAENRE - É um Drow do Subterrâneo de uma das famílias mais nobres do reino de Menzoberranzan. Mas assim como Dritzz do'Urden, ele fez toda sua fama fora da sociedade dos elfos negros, onde os homens são apenas coadjuvantes dentro de um império matriarcal dominado implacavelmente pelas mulheres.

Na superfície, Jarlaxle é muito influente e tem seu poder respeitado principalmente em Luskan, cidade comandada por piratas que não se opõem ao seu poder. Os planos de Jarlaxle é aumentar ainda mais sua influência em Luskan e na Costa da Espada, obtendo alguns itens mágicos no caminho. A ferramenta que Jarlaxle usa para cumprir esse objetivo é uma espécie de "carnaval marítimo" estrelado por três galeões, intitulado de a Feira das Donzelas do Mar, realizando desfiles com as embarcações pelas cidades por onde passa. Mas claro, tudo com motivações pessoais e políticas.

Em combate, Jarlaxle é um típico herói de Capa e Espada: Elegante, encantador e um mestre nos duelos com suas duas espadas.

MANSHOON - É um poderoso Arquimago que foi líder dos Zhentarim pouco antes de sua "morte" pelas mãos de Fzoul Chembryl. Para a tristeza de Fzoul, Manshoon aprendeu com a frase "espere o melhor, prepare-se para o pior" e driblou seu fim. Após ser morto, sua alma liberou mais de uma dúzia de clones que acreditavam ser o verdadeiro Manshoon. E assim, o seu legado continuou.

Após a uma verdadeira guerra entre os clones, pensava-se que apenas uma única cópia restava viva na Vigília da Tempestade. Porém, um deles (que pode ser o mesmo deste rumor) se encontra em Waterdeep, e está determinado a corrigir os erros do verdadeiro Manshoon. Os inimigos de seu criador também são seus inimigos, e ele sabe exatamente aonde o verdadeiro Arquimago falhou, e esta totalmente disposto a vingá-lo. Em Waterdeep, Manshoon busca poder, mas não irá se expor para isso, enviando seus lacaios para realizar o trabalho sujo. 

XANATHAR - É um famoso beholder que comanda o crime organizado de Waterdeep, e vive próximo de Skullport, no terceiro nível da Montanha Subterrânea (Undermountain). Mesmo sendo uma figura temida em toda Costa da Espada, ele tem um amor inestimável pelo seu peixinho dourado Sylgar, que o mantém são e é seu fiel confidente.

No entanto, assim como todos os outros peixes, Sylgar morre. E isso gera um caos dentro da organização. A notícia da perda de seu companheiro abalaria profundamente o beholder, e temendo que em um acesso de fúria ele começasse a desintegrar aleatoriamente qualquer pessoa que cruzasse seu caminho. Os membros da guilda de Xanathar assim que percebem a morte de Sylgar, iniciam uma caçada desesperada em busca de um novo peixinho dourado para colocar no aquário antes que Xanathar perceba que seu amado companheiro está morto.

O mais controverso sobre o rei do crime aberrante é que ninguém sabe o que ele realmente quer e quais são seus verdadeiros objetivos na cidade. O que todos sabem é que ele é uma figura narcisista, paranoica, tirana e possui muita gente no seu bolso, sejam Drows, Duergars ou outras raças subterrâneas, comandadas como todos os outros asseclas de sua organização pelo medo, justificado pelos seus famosos acessos de fúria que costumam terminar com muitos dos membros da guilda desintegrados.


A MASMORRA DO MAGO LOUCO


Na cidade de Waterdeep, encontra-se uma taverna chamada Portal Bocejante (Yawning Portal), batizada assim em homenagem ao poço aberto em seu salão comunal. No fundo deste poço em ruínas há uma masmorra labiríntica evitada por todos, exceto pelos aventureiros mais ousados. Conhecida como Undermountain, esta masmorra é o domínio do insano Halaster Blackcloak. Por muito tempo o Mago Louco tem habitado nessas profundezas abandonadas, povoando seu covil com monstros, armadilhas e mistérios. Para qual fim? Existe uma fonte inesgotável de especulação e preocupação nas respostas para essa pergunta.

A aventura na cidade dos esplendores continua em seu subterrâneo, na masmorra do mago louco. Um enorme labirinto descrito através de 23 capítulos, onde os jogadores encontrarão desde vendedores ambulantes Goblin, Monstros da Ferrugem, Giths cortadores de gargantas, traficantes de escravos Drow, até partidários da Guilda de Xanathar, além de dezenas e dezenas de habitantes nos túneis subterrâneos.

Dungeon of the Mad Mage começa exatamente de onde Waterdeep: Dragon Heist termina, levando os personagens de 5º nível ou mais até o 20º nível, caso consigam explorar da casa de Halaster em sua totalidade. Vinte e três níveis da Montanha Subterrânea são detalhados no livro, juntamente com o refúgio subterrâneo do Porta da Caveira (Skullport). Tesouros e segredos são abundantes aqui, mas a cada passo pise com cuidado!


O LIVRO

Existe uma quantidade realmente incrível de salas, armadilhas e todo e qualquer ambiente de masmorras que se pode imaginar descritos neste livro, a ponto de os Mestres de Jogo poderem utiliza-las de forma exaustiva durante suas próprias campanhas sem correr o risco de jamais repetir o mesmo conjunto de salas duas vezes. Qualquer um que esteja pretendendo jogar essa aventura e que NÃO goste ou NÃO queira desbravar todas as 684 salas dessa masmorra certamente deve reconsiderar a compra deste livro.

Um apêndice de 10 páginas repleto de monstros ajudará o GM a povoar esse mundo de opções subterrâneo. Mas não pense que este livro se trada de apenas uma aventura de matar, pilhar e destruir, com encontros irracionais. A aventura em si se concentra em como o grupo de aventureiros irá decidir interagir com os NPC´s e organizações, bem como explorar a Undermountain propriamente dita. Se você quer narrar um jogo onde seus PCs têm opções de lidar com Monstros de outras maneiras que não sejam pura e simplesmente uma sequencia de assassinatos, essa aventura é para você!

Usando o Apêndice C do livro, o Mestre pode dar mais cor a aventura distribuindo pequenos cartões com segredos descobertos pelo grupo enquanto estiverem dentro da Taverna do Portal do Bocejar. Esse tipo de incremento na narrativa é extremamente imersivo e temático, visto que algo com a relevância da Montanha Subterrânea está de fato enraizado no cotidiano da cidade de Águas Profundas, e particularmente no da taverna que tem um enorme buraco que leva direto para as suas profundezas. Uma sacada que lembra muito a obtenção de rumores de jogos eletrônicos clássicos como Baldur´s Gate e Icewind Dale. Esses segredos revelam algumas informações da Montanha Subterrânea que surgem como oportunidades para o Mestre dar aos personagens algumas dicas que podem levar a pequenas quests ou saques.

Existem também nove Runas Antigas espalhadas por toda a Montanha Subterrânea, elas são sigilos arcanos que podem conceder efeitos tanto benéficos, como prejudiciais sobre aqueles que interagem com eles. Há uma lista com todos eles no Apêndice B , bem como seus efeitos .

O único ponto negativo da aventura fica por conta do enredo, que é muito fraco e apóia-se basicamente na ideia de que seu grupo "Quer explorar a Montanha Subterrânea". Sem essa motivação em seus jogadores, essa aventura entrará em colapso. A parte difícil é que, uma vez que essa aventura é tão cheia de coisas para fazer, restou apenas uma pequena parte do livro dedicada a como inserir seus jogadores nela.

Quando Fora do Abismo também demonstrou ter problemas com o enredo, os mestres ainda tinham a opção de corta-lo completamente e ainda sim ter a estrutura básica da aventura que era “Demônios podem se espalhar pelo mundo, e como os heróis irão detê-los?” Havia a possibilidade de criar o máximo de enredo que fosse preciso para que o jogo funcionasse para o seu grupo.

Em Dungeon of the Mad Mage, tudo o que está presente no livro gira em torno de Halaster Blackcloak criando suas estranhas câmaras para fazer várias coisas diferentes. Se você não gosta do enredo, você não pode criar algo novo para conectar tudo, porque está muito além do passado enraizado em todas as páginas. Como Mestre você terá que ter jogo de cintura e criatividade para inventar algo novo e usar o livro onde você puder para manter o desejo de exploração dos seus jogadores. 

Esse é um problema ao transpor essas aventuras mais antigas para a “nova geração” do D&D. Os jogadores, geralmente, não se importam em explorar enormes masmorras de 1.200 salas apenas porque querem jogar. Eles querem uma razão, um objetivo, um propósito e uma história. E as opções apresentadas são meio frágeis como; "Vocês devem aos Harpistas", "há um nobre perdido", "Vá buscar itens mágicos". Então fica a dica que você trabalhe com seus jogadores para descobrir o por que o seu grupo iria mergulhar nesse lugar insano e não querer saír imediatamente após descobrir o que os espera.


ACESSÓRIOS E SUPLEMENTOS


Dados Premium - Se você está planejando a próxima aventura ou simplesmente vai passar uma noite na cidade de Águas Profundas, não vá sem um conjunto confiável de dados na mão. o Kit inclui: Dois d20s, um d12, dois d10s, um d8, quatro d6s, um d4 e um contador de pontos de vida.
Dragon Heist: Icons of the Realms - Trás novos personagens e monstros para mestres e jogadores. Alguns dos mais notórios vilões de Águas Profundas fazem aparição nessa coleção, incluindo o fundador dos Zhentarim, o misterioso Manshoon. Este conjunto inclui vários animais populares para todas as suas necessidades de forma selvagem, como o tático Lobo Atroz e o cruel Urso Pardo. Ao todo a coleção possui 44 figuras e cada booster contém: 1 Miniatura Grande ou 1 figura Enorme e 3 Médias ou Pequenas.

City of the Dead Statues & Monuments - Construa a cena perfeita para sua próxima aventura com o conjunto premium de estátuas e monumentos mortos. Este fantástico conjunto promocional pré-pintado contém uma variedade de peças para criar uma experiência imersiva de RPG. e o cenário perfeito para a sua aventura de Dragon Heist. O conjunto conta com; Estátua do homem condenado x1, A estátua de Beseecher x1, Estátua de Deva x2, Estátua de Elfo e Crânio x1, Sarcófago B x4, Estátua Anão e a Morte x1, Sarcófago A x1, Estátua da cama da morte x1, Estátua de um Homem com Manto x1 e Estátua de mulher chorando x1.


Waterdeep: Dragon Heist Platinum Edition - A caixa Platinum é uma tiragem limitada de 1000 exemplares composta por todos os elementos que um Dungeon Master precisa para criar uma experiência incrível para seus jogadores. Se você é um jogador veterano ou um novato entusiasta, o Platinum Box é tudo que vocês precisam para criar a melhor experiência de mesa de jogo. Mas você pergunta - o que há na caixa? Cada edição é construída para uma aventura oficial de D&D e contém a aventura impressa em sua totalidade. Mas também contém muito mais, como: Mapas de alta qualidade e mapas de batalha, Artworks Extras, Uma Escudo do Narrador personalizado, 22 Miniaturas de Metal (sem pintura), Cartões de encontro que cabem no Escudo do Mestre para mostrar aos jogadores a arte e as estatísticas para o mestrem Folhetos e adereços personalizados, 5 personagens pré-prontos, Encontros bônus, Um código para a aventura no D&D Beyond.
Dungeon of the Mad Mage: Maps and Micellany - Este acessório contém recursos que os Dungeon Masters pode usar para melhorar a experiência de jogo de Águas Profundas: A Masmorra do Mago Louco. Dentro desta pasta durável, estão 16 folhas de cartolina projetadas para uso com marcadores de apagar a seco. O pacote inclui os seguintes recursos para ajudá-lo a executar o Dungeon of the Mad Mage: 23 mapas da Montanha Subterrânea, cada um representando um nível diferente da masmorra (8,5 "x 11"), 3 mapas da cidade subterrânea de Skullport (8,5 "x 11"), 18 cartões de Segredos perfurados, 9 cartões de Runas Ancestrais perfuradas.
Dungeon of the Mad Mage: Icons of the Realms - Trás novos personagens e monstros como o  Clérigo Elfo da Sepultura e o terrível  Tirano da Morte. Os vilões mais infames de Undermountain fazem uma aparição, incluindo o  Mago Louco, o  próprio Halaster e seus aprendizes ambiciosos. Este conjunto também inclui várias criaturas clássicas, como o benevolente  Flumph  e o terror de 3 olhos conhecido como o temido  Froghemoth. Ao todo a coleção possui 44 figuras e cada booster contém: 1 Miniatura Grande ou 1 figura Enorme e 3 Médias ou Pequenas.
Dungeons & Dragons Premium Set, Halaster’s Lab! - Este lindo conjunto de miniaturas inclui itens mágicos reconhecíveis, como os célebres artefatos O Olho e a Mão de Vecna! Mas isso não é tudo: esta coleção também inclui várias peças de cenário bonitas e versáteis, como a Pilha de Livros e a Ampulheta Gigante, que vão enfeitar quase todos os seus cenários! Este fantástico conjunto pré-pintado contém uma variedade de peças para criar uma experiência imersiva de RPG. Este conjunto Premium contém os seguintes itens: 2 x Corpos Preservados Deitados, 2 x Corpos Preservados em Movimento, 1 x prateleira de livro com caveira de dragão, 2 x velas grandes de pé, 1 x lanterna fantasma, 1 x círculo de convocação, 1 x garra de Balor, 1 x mão e olho de Vecna, 1 x Pseudodragon no poleiro, 1 x ampulheta gigante, 1 x pilha de livros, 1 x gaiola para familiar, 1 x guarda-roupa de Halaster, 1 x mesa do mago, 1 x mesa em branco, 1 x Guardião do Escudo Inativo.
Waterdeep: Dungeon of the Mad Mage Board Game - Seguindo o caminho dos outros jogos de tabuleiro de D&D aclamados pela crítica, Waterdeep: Dungeon of the Mad Mage  apresenta vários cenários, missões desafiadoras e jogabilidade concebida para um único jogador ou um grupo cooperativo de 2-5 jogadores. O jogo presenta novas cartas de Ambiente e Bane/Boon , bem como  decks de Armadilhas e Magias que estrearam em Tomb of Annihilation, para um conteúdo de jogo ainda mais emocionante! Como um aventureiro que agora pode chegar ao quarto nível, explore a Montanha Subterrânea em busca de tesouros enquanto navega em numerosas armadilhas e monstros ameaçadores. O jogo contém: 42 Miniaturas de Cor Única, 5 telhas do herói, 4 telhas vilão, 1 livro de regras, 1 livro de aventura, 20 lados morrem, 40 tiles de masmorras interligadas, 5 tiles especiais interligados de tamanho duplo, 225 Cartões e mais de 300 cartas.

REVIEW DA AVENTURA


Essa é um tipo de aventura diferente das demais desta lista. O escopo de Dragon Heist é muito mais restrito do que as outras grandes e épicas aventuras no tocante a abrangência, se comparada a Storm King's Thunder ou Hoard of the Dragon Queen. Dragon Heist cobre apenas os níveis 1 a 5, em vez dos níveis mais altos de outras aventuras e provavelmente pode ser jogado em 16 a 32 horas, em vez de centenas de horas nas maiores. Isso a torna ideal para grupos que desejam uma aventura mais curta e mais focada. Pode ser difícil levar as pessoas a se comprometerem com uma aventura de campanha de um ano, mas uma aventura mais curta pode se encaixar perfeitamente na vida de pessoas mais ocupadas.

Dragon Heist também inclui uma curta, porém fantástica descrição da cidade de Waterdeep, escrita da perspectiva de Volothamp Geddarm, ideal para aprofundar a mente do mestre da campanha na cidade dos esplendores.


REQUISITOS PARA O MESTRE 


Essa aventura funciona melhor como uma pequena campanha independente. Os jogadores provavelmente vão se divertir mais com novos personagens, para que eles se envolvam nas investigações ao longo da aventura. Investigação e interpretação por sinal são os principais pilares desta aventura. Apesar do nome da aventura, os personagens realmente não se envolvem em um assalto. Em vez disso, eles investigarão um roubo ocorrido cinco anos antes do final da Ascensão de Tiamat. É recomendado construir a expectativa de que esses personagens não continuem além da trama de Dragon Heist. Isso porque há uma boa chance de que eles acabem ricos e é difícil colocar personagens ricos nas profundezas de uma masmorra horrível.

Os capítulos 1 e 3 desta aventura funcionam bem como estão, mas os capítulos 2 e 4 exigirão algum trabalho do Mestre para funcionar sem problemas. A natureza aberta do capítulo 2 exige que o Mestre se sintonize com as motivações dos personagens, enquanto o capítulo 4, apresentado como uma perseguição, funciona melhor como uma investigação mais longa e menos frustrante.

Fonte de Pesquisa: https://dnd.wizards.com e http://slyflourish.com

Um comentário: