quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Forgotten Realms - O Que São Os Reinos?


Forgotten Realms é o nome de um cenário de fantasia medieval, descrito como um mundo de terras estranhas, criaturas perigosas e deidades poderosas, onde os fenômenos mágicos e sobrenaturais são bastante reais. A sua premissa é que, há muito tempo, a Terra e o mundo dos Reinos Esquecidos estavam mais conectados, mas com o passar do tempo, os habitantes do planeta Terra se esqueceram sobre a existência desse outro mundo - daí o termo Forgotten Realms. No logotipo original do cenário que foi usado até o ano 2000, as letras pequenas rúnicas diziam: "Aqui estão as terras perdidas", uma alusão à essa conexão entre os dois mundos. Mas isso bravos aventureiros, é apenas o básico do que se pode falar sobre Os Reinos.

Forgotten Realms não é apenas mais um mundo de RPG, ele é simplesmente o cenário de capa e espada mais famoso e mais detalhado já lançado para o icônico sistema Dungeons & Dragons. Como já citado acima, ele é comumente referido de forma carinhosa por jogadores, fans e designers apenas como "The Realms" ou para nós tupiniquins "Os Reinos".  Foi oficialmente criado pelo designer de jogos canadense Ed Greenwood em torno de 1967, mas apenas como palco para seus devaneios de infância naquela época. Apenas vários anos depois, Greenwood traria o cenário para D&D, através de uma série de artigos para a revista Dragon Magazine em meados de 1979. Após o grande sucesso de seus artigos, em 1986 a gigante TSR adquire os direitos de publicação, e no ano seguinte, após uma enorme compilação de seu material por Jeff Grubb, o guia de campanha é finalmente lançado. A partir de então, vários outros produtos foram licenciados e produzidos para o cenário, como adaptações de jogos eletrônicos (incluindo o primeiro MMORPG da história), romances e quadrinhos. Grande parte da popularidade do cenário, se deu devido ao enorme sucesso de alguns desses jogos como; Pool of Radiance (1988), Eye of the Beholder (1991), Baldur's Gate (1998), Icewind Dale (2000) e Neverwinter Nights (2002). Além disso, vários romances de  sucesso de diversos outros autores como RA Salvatore, ajudaram a impulsionar ainda mais a fama dos Reinos.


A EVOLUÇÃO DURANTE OS ANOS

Ed Greenwood começou a escrever histórias sobre Forgotten Realms quando ainda era uma criança,  por volta de 1967, Os Reinos eram seu "espaço lúdico repleto de heróis e magia". Greenwood tirou o nome Forgotten Realms, imaginando um multiverso com diversos mundos paralelos; onde a Terra seria um deles e Os Reinos outro. Na concepção original de Greenwood, as lendas míticas da Terra derivam de um mundo fantástico, do qual perdemos o caminho e pouco a pouco o esquecemos. Ed descobriu o D&D no ano de 1975, mas tornou-se um grande entusiasta dos jogos de interpretação, a partir do lançamento do AD&D em 1978, e o seu cenário particular naturalmente tornou-se o lar de suas aventuras. Ele começou com uma campanha na cidade de Waterdeep, e em seguida deu sequencia a sua trama em Shadowdale, com outro grupo de jogadores que ficariam conhecidos como Os Cavaleiros de Myth Drannor. Greenwood sentiu que a sede de detalhes de seus jogadores fazia dos reinos o que ele era: "Eles queriam que parecesse real, que seus personagens trabalhassem em "empregos honestos" e tivessem atividades pessoais, até que tudo se tornasse muito mais do que uma mera campanha casual. A interpretação sempre sobrepôs as regras, e as aventuras pareciam se desenvolver cada vez mais dessa forma. Ed declarou que a versão de Forgotten Realms dessa época, a que foi executada em sua campanha pessoal, era muito mais sombria do que as versões que foram publicadas nos livros. 

Começando na 30ª edição da revista Dragon em 1979, Greenwood passou a publicar uma série de artigos curtos que detalhavam o seu cenário, o primeiro deles era sobre um monstro conhecido como Curst. Ele escreveu volumosas matérias para a revista usando os Reinos como cenário para suas descrições de itens mágicos, monstros e magos. Em 1986, a editora americana TSR começou a procurar por um novo cenário de campanha para o Advanced Dungeons & Dragons, e atribuiu a Jeff Grubb a missão de descobrir mais sobre o cenário usado por Greenwood em seus artigos na Dragon. De acordo com Greenwood, Grubb perguntou: "Você apenas cria essas coisas a medida que vai precisando, ou você realmente tem um grande cenário de campanha construído?"; Greenwood respondeu "sim" a ambas as perguntas. A TSR então sentiu que Forgotten Realms poderia ser um mundo mais aberto do que o épico Dragonlance e o escolheu como cenário de campanha para publicar a segunda edição do AD&D. Greenwood concordou em participar do projeto, e começou a trabalhar para ter o seu universo de fantasia oficialmente publicado. Ele enviou à TSR algumas dúzias de caixas de papelão recheadas com notas e mapas feitos a lápis, e vendeu todos os direitos autorais dos Reinos por uma taxa simbólica. Como nem tudo são flores no mundo editorial, Greenwood observou que a TSR alterou sua concepção original de um lugar para o qual seria praticável viajar do nosso mundo, por preocupações com possíveis ações judiciais de pais de crianças que poderiam se machucar na tentativa de encontrar portais para os Reinos Esquecidos, isso certamente fez com que a edição final atenuasse esse detalhe do cenário". 

PRIMEIRA EDIÇÃO


O primeiro produto oficial de Forgotten Realms foi o romance "Darkwalker On Moonshae" de Douglas Niles, o primeiro livro da Trilogia Moonshae, que foi lançado um mês antes do cenário de campanha de Forgotten Realms (muitas vezes referido como "A Caixa Cinza"). O box trazia dois livros de regra (Cyclopedia of the Realms e DM's Sourcebook of the Realms) e quatro grandes mapas, projetados por Greenwood em colaboração com Jeff Grubb. O conjunto apresentava o cenário de campanha e explicava como utilizá-lo.

Os Reinos tornaram-se um sucesso instantâneo. O módulo de aventuras Desert of Desolation foi reformulado para se encaixar dentro do cenário. E Under Illefarn já foi lançado com o logotipo de Forgotten Realms na capa, assim como os dois módulos lançados em 1988, The Throne of Bloodstone e Swords of the Iron Legion .

The Crystal Shard foi lançado em 1988, e foi o primeiro romance a apresentar um dos personagens mais bem sucedidos do cenário; Drizzt Do'Urden, que desde então, apareceu em mais de dezessete romances subsequentes, muitos dos quais apareceram na lista do New York Times como Best Seller. Pool of Radiance, o primeiro de uma série de jogos que teria os Reinos Esquecidos como cenário, foi desenvolvido pela Strategic Simulations, Inc, e ganhou o premio "Origin Award" pelo "melhor jogo de computador de fantasia ou ficção científica de 1988".

Vários complementos para o box original foram lançados sob as regras da primeira edição, incluindo Waterdeep and the North e Moonshae em 1987, e Empires of the Sands , The Magister , The Savage Frontier , Dreams of the Red Wizards, e Lords of Darkness em 1988. Ainda em 1988 veio o City System Set, contendo vários mapas da cidade de Waterdeep e o Ruins of Adventure, um módulo baseado no jogo de computador Pool of Radiance.

O box Kara-Tur: The Eastern Realms também foi lançado em 1988, dando detalhes das terras de Kara-Tur, que já haviam aparecido no livro de 1986; Oriental Adventures, e agora estavam oficialmente inseridos dentro do mundo de Forgotten Realms. No mesmo ano, a aventura Mad Monkey vs. Dragon Claw foi lançada para o cenário de Kara-Tur como um produto legitimo de Forgotten Realms.

Em 1989, a DC Comics começou a publicar uma série de quadrinhos dos Reinos escritos por Jeff Grubb. Cada revista continha vinte e seis páginas, e eram ilustradas por Rags Morales e Dave Simons. No total vinte e cinco edições foram publicadas, com a ultima delas sendo lançada em 1991. Uma edição especial anual de cinquenta e seis páginas intitulada; Forgotten Realms Comic Annual #1: Waterdeep Nights, ilustradada por vários artistas, foi lançada em 1990.

SEGUNDA EDIÇÃO


Um módulo homônimo, baseado no videogame Curse of the Azure Bonds, foi lançado em 1989, assim como a série de romances; "Avatar Trilogy", composta por Shadowdale, Tantras e Waterdeep, que detalhou o enredo da saga que se tornaria conhecida como o "Tempo das Perturbações". Uma série de adaptações de aventuras para esses romances foram lançados no mesmo ano, juntamente com o acessório Hall of Heroes, detalhando muitos dos principais personagens do cenário que apareceram nesses romances publicados durante esse período. No início de 1990, foi lançado o Forgotten Realms Adventures de Jeff Grubb e Ed Greenwood, que introduziu o cenário dos Reinos para a segunda edição do jogo Advanced Dungeons & Dragons e detalhou como o Tempo das Perturbações mudou o mundo. O RPGA passou a usar a cidade de Ravens Bluff como cenário para a sua primeira Living Campaign. O suporte oficial da RPGA para esta linha de produtos, também incluiria os módulos Living City Series. Mais três módulos foram produzidos para o cenário de Kara-Tur; The Horde: Barbarian Campaign Setting, lançado em 1990, detalhava as Hordelands, que também contou com uma série de três módulos. O Maztica Campaign Set, foi lançado em 1991, e detalhou o continente de mesmo nome.

O box original da caixa cinza recebeu uma revisão em 1993 afim de atualizá-lo para o novo sistema de regras, para poder ser lançado junto com o novo Forgotten Realms Campaign Setting, que contava com três livros; (A Grand Tour of the Realms, Running the Realms e Shadowdale) além de vários "suplementos de monstros", com um visuais novos. O material adicional para o cenário foi sendo lançado de forma constante ao longo da década de 1990. Romances, como a série Legacy of Drow, os três primeiros livros de The Elminster Series e outras inúmeras antologias também foram divulgadas durante a década de 1990, o que levou o cenário ao patamar de um dos mais bem sucedidos universos de fantasia na década de 1990, e passou a despertar um interesse maior nas atividades de role-playing em diversos novos jogadores. 

Vários jogos eletrônicos sobre os Reinos Esquecidos foram lançados entre 1990 e 2000. O jogo Eye of the Beholder para PC, foi lançado em 1990. Este jogo ainda teria duas sequências; a primeira em 1991, e a segunda em 1992. Todos os três jogos foram re-lançados para DOS em um único CD em 1995. Outro lançamento de 1991 foi Neverwinter Nights na America Online (AOL), ele foi o primeiro jogo de MMORPG da história. Em 1998, Baldur's Gate foi lançado, e ele foi o percussor de uma linha de jogos desenvolvidos pela BioWare dentro do cenário e ainda hoje é considerado pela maioria dos especialistas como o melhor jogo de RPG de PC de todos os tempos. O jogo foi seguido por, Baldur's Gate II: Shadows of Amn em 2000, assim como Icewind Dale, um jogo separado da franquia de sucesso, mas que utilizou a mesma engine do jogo. Pool of Radiance: Ruins of Myth Drannor foi lançado em 2001. Vários personagens populares de Forgotten Realms, como Drizzt Do'Urden e Elminster, fizeram aparições menores em todos estes jogos.

TERCEIRA EDIÇÃO


Com o anuncio da 3ª edição do sistema de regras de Dungeons & Dragons em 2000, a Wizards of the Coast entrega o novo cenário de campanha de Forgotten Realms em 2001, atualizando todo o seu material oficial e avançando em sua linha do tempo. Em 2002, Forgotten Realms Campaign Setting ganha (merecidamente) o "Origins Award" como o "Melhor Suplemento do Jogo de RPG de 2001".

Vários livros de regras adicionais foram lançados para a nova edição, incluindo Monster Compendium: Monsters of Faerûn (2001), Magic of Faerûn (2001), Lords of Darkness (2001), Faiths and Pantheons (2002), Silver Marches (2002), Races of Faerûn (2003) e Unapproachable East (2003). Alpem de livros de aventuras, como The Dragon's Lair (2000), Pool of Radiance: Attack of Myth Drannor (2001) e City of the Spider Queen (2002).

Em 2002, a Bioware lança o jogo; Neverwinter Nights, ambientado no norte de Faerûn e com todas as regras do D&D 3.0 revisadas. O jogo ainda ganhou dois pacotes de expansão; Shadows of Undrentide e Hordes of the Underdark. Uma sequencia usando a versão 3.5 das regras foi produzida pela Obsidian Entertainment em 2006, seguida de mais dois pacotes de expansão; Mask of the Traidor e Storm of Zehir. A compilação Forgotten Realms Deluxe Edition foi lançada também em 2006, e continha toda a série Baldur's Gate (excluindo os jogos Dark Alliance),  Icewind Dale, e todos os Neverwinter Nights lançados antes de Neverwinter Nights 2.

Com o lançamento da atualização da versão 3.5 para as regras, a linha de produtos Forgotten Realms continuou a se expandir. Os acessórios lançados incluíram Underdark (2003), Player's Guide to Faerûn (2004), Serpent Kingdoms (2004), Shining South (2004), Lost Empires of Faerûn (2005), Champions of Ruin (2005), City of Splendors: Waterdeep (2005), Champions of Valor (2005), Power of Faerûn (2006), Mysteries of the Moonsea (2006), Dragons of Faerûn (2006) e The Grand History of the Realms (2007). Além das aventuras lançadas; Sons of Gruumsh (2005), The Twilight Tomb (2006), Expedition to Undermountain (2007), Cormyr: The Tearing of the Weave (2007), Shadowdale: The Scouring of the Land (2007) e Anauroch: The Empire of Shade (2007).

QUARTA EDIÇÃO


Na Quarta Edição de Forgotten Realms, o mundo foi atualizado novamente para se adequar ao novo sistema de regras, Desta vez as mudanças foram realmente sentidas nos Reinos, após um salto de 104 anos em sua linha do tempo. Forgotten Realms Campaign Guide, foi lançado em agosto de 2008, com capa dura e 288 páginas. O Forgotten Realms Players Guide foi lançado no mês seguinte e continha informações de suporte para que os jogadores pudessem a criar seus personagens dentro do universo fantástico dos Reinos. Uma aventura, Sceptre Tower of Spellgard, também foi lançada em setembro de 2008 e pode ser usada em combinação com a aventura contida no Forgotten Realms Campaign Guide, para dar inicio a uma campanha. Em 2008, Forgotten Realms também se tornaria a única campanha oficial da RPGA, e o Living Forgotten Realms, passaria a substituir de uma vez por todas o Living Greyhawk. Finalmente em 2011, o cenário da campanha Neverwinter é lançado.

QUINTA EDIÇÃO


Com o lançamento da quinta edição de Dungeons & Dragons, a Wizards of the Coast anuncia que Forgotten Realms continuaria a ser o seu cenário oficial de campanha para as publicações dos próximos materiais de aventura. Até agora, seis produtos oficialmente licenciados, foram estabelecidos nos Reinos Esquecidos: Hoard of the Dragon Queen (setembro de 2014), The Rise of Tiamat (outubro de 2014), Princes of the Apocalypse (abril de 2015), Out of the Abyss (setembro de 2015 ), Storm King's Thunder (setembro de 2016) e Tomb of Annihilation (setembro de 2017). O atual guia oficial de campanha, Sword Coast Adventurer's Guide, foi lançado em novembro de 2015. Na 5ª edição, o mundo de Forgotten Realms tem como principal característica o retorno à geografia da 3ª edição, devido ao evento chamado The Sundering, que - Além de dar o nome ao nosso blog - fez com que os mundos de Abeir-Toril fossem divididos em dois. Wizards of the Coast já anunciou que sua próxima saga a ser lançada em 2018, também será dentro do cenário dos Reinos Esquecidos, agora só nos resta esperar!

0 comentários:

Postar um comentário