Fundada em 1261 DR por Manshoon no Forte Zhentil, a facção dos Zhentarim foi criada inicialmente para os propósitos expansionistas do mago maligno. Em 1263 DR o sumo-sacerdote e escolhido de Bane, Foul Chembryl, se uniu ao Forte e converteu os sacerdotes a ordem de Bane. Ao longo de 200 anos, a religião principal dos Zhentarim se alterava entre Bane e Cyric, sempre guiada por traições e guerras internas. Atualmente, os Zhentarim são apenas uma sombra de sua antiga glória, mas ainda assim, uma facção extremamente influente, oferecendo seus serviços a quem pagar o melhor preço.
Os Zhentarim começaram como uma ordem militar, mas ao longo das eras se tornaram uma espécie de rede que trabalha com todas as formas de negócios escusos (por isso o apelido de Rede Negra). Seus líderes atuais são um mistério, e suas ordens correm através da Rede Negra até chegar em seus agentes. A organização é uma meritocracia, que valoriza fortuna e poder pessoal acima de tudo.
CRENÇAS
• Os Zhentarim são sua família. Você cuida deles, eles cuidam de você.
• Você é o senhor de seu próprio destino. Nunca seja menos do que deseja ser.
• Tudo – e todos – tem um preço.
• Acumular riquezas.
• Procurar por oportunidades de abraçar o poder.
• Ganhar influência sobre pessoas e organizações importantes.
• Dominar Faerûn.
A grande maioria vê a si mesmo como um membro de uma família muito grande que depende da Rede Negra para obter recursos e segurança. No entanto, os membros recebem autonomia suficiente para perseguir seus próprios interesses e ganhar alguma medida de poder ou influência pessoal dentro da organização. A Rede Negra é uma meritocracia, nela o resultado é tudo o que importa.
Os Zhentarim sempre irão prometer “o melhor do melhor” aos seus novos recrutas, embora na verdade, eles estejam muito mais interessados em espalhar sua própria propaganda e influência, do que investir na melhoria individual de seus membros...
1) PRESA (FANG)
Requerimento: Nenhum
Benefício: Passa a integrar suas fileiras, recebe sua insígnia e fica apto a receber pontos de renome.
2) LOBO (WOLF)
Requerimento: Alcançar 3 pontos de Renome
Benefício: Torna-se aprendiz de um mentor da facção e tem acesso a missões secretas.
3) VÍBORA (VÍPER)
Requerimento: Alcançar 10 pontos de Renome, completar uma missão secreta e estar no 5o.nível
Benefício: Passa a desempenhar uma função especifica dentro da facção e recebe atividades direcionadas dela em seus períodos de inatividade.
4) ARDRAGÃO (ARDRAGON)
Requerimento: Alcançar 25 pontos de Renome, completar três missões secretas e estar no 11o.nível
Benefício: Torna-se um dos mentores dos novos Wolf s (2a. Graduação)
5) LORDE SOMBRIO (DREAD LORD)
Requerimento: Alcançar 50 pontos de Renome, completar dez missões secretas e estar no 17o.nível
Benefício: Torna-se um dos líderes da facção.
Rezlus [Humano, Clérigo, LM]: Rezlus foi um clérigo Zhentarim que estava a serviço da divindade do medo, ódio e tirania Bane. Ele planejou ambiciosamente assumir o controle de Daggerdale em meados de 1420 DR e com a ajuda do dragão vermelho Incendius, garantiu uma base de operações no coração dos Vales chamada "Tower of the Void". Mas quatro heróis da região se levantaram para desafiar o seu poder e impediram que seus planos seguissem adiante. Como consequência de seu fracasso, os banitas de dentro da facção caíram por completo, restando apenas as forças de Cyric dentro das fileiras dos Zhentarim.
Manxam [Beholder, LM]: Manxam é o mais antigo e poderoso Beholder vivo no ocidente das Heartlands. O proeminente exilado de Ootlul e ex-governante de Teshwave na região dos Vales sempre foi um membro ativo dos Zhentarim. Ele esteve diretamente envolvido na caçada por Shandril Shessair quando a mesma ousou atacar Zhentil Keep e durante as ferrenhas disputas internas pela liderança da organização, Manxam apoiou Fzoul Chembryl ao invés de Manshoon, trabalhando ao lado clérigo nos esquemas que culminaram na queda do mago e na ascensão do banita ao topo da organização. Atualmente, em meados de 1489 DR, o beholder foi visto entre os atuais líderes da fortaleza de Darkhold, a nova sede da Rede Negra. Talvez sejam apenas boatos, talvez não...
Pereghost [Humano, Guerreiro, CM]: Certamente Pereghost foi um dos maiores mistérios que já colocaram os pés na fortaleza Zhentarim de Darkhold. Por volta do ano de 1356 DR ele surgiu como um guerreiro silencioso que apareceu sem ser esperado, oferecendo os serviços de sua espada para a Rede Negra e não dando mais nenhuma informação além do seu nome. Ele precisou de pouco tempo para provar o seu valor para a organização, e em um período de três anos ele já havia recebido o comando do exército inteiro da fortaleza. Ele tornou o exército de Darkhold uma das poucas milícias dentro da Rede Negra onde os soldados eram promovidos exclusivamente por méritos, não por esquemas ou subornos. E por isso, Pereghost não era apenas temido, mas respeitado. Em 1368 DR, quando todos os Banitas Ortodoxos foram expulsos do Darkhold, Pereghost passou por uma conversão religiosa, tornando-se um campeão divino de Cyric. Quando Fzoul Chembryl, governou a Rede Negra, em meados de 1370 DR e tentou transformar os Zhentarim em uma organização religiosa, Darkhold sob seu comando se tornaria a última fortaleza Zhentarim deixada para os adoradores de Cyric. Em 1372 DR, Darkhold se tornou uma ditadura com dois mestres: Pereghost e Dhamir Ercals, o alto sacerdote do castelo de Cyric. Ambos os líderes se desprezavam e estavam ativamente conspirando para assassinar um ao outro. O ódio entre os dois era tão esmagador que nenhum deles consideraria uma aliança de conveniência, mesmo sabendo que uma sangrenta guerra civil entre os adoradores de Cyric e Bane logo seria inevitável. Depois de uma série de desastres que deixaram Zhentil Keep e a Cidadela dos Corvos destruídas, Pereghost emergiu como o líder mais antigo da organização ainda de pé. Sua forte liderança nestes tempos de crise foi amplamente creditada como a única razão pela qual os Zhentarim puderam sobreviver e começar a reconstruir seu poder e reputação, e em 1489 DR, ele, ou alguém com seu distintivo elmo de caveira, armadura de placas brancas como giz, portando a espada bastarda Determinação e montando Sandusk, um cavalo de batalha pesado equipado com um arreio mágico alado, parecia estar no comando da Fortaleza de Darkhold.
* Tobiah [Hafling, Ladino, N]: Tobiah chegou aos arredores de Phandalin em 1483 DR atraído pelas histórias de ouro e platina nas proximidades da colina, mas não para ganhar a vida nas minas, mas para furtar aqueles que ficaram ricos nela. Ele juntou-se a um bando que se autodenominou como os Redbrands e obteve uma quantidade considerável de moedas atuando como ladrão, executor e receptador em suas fileiras. Mas a sede inesgotável por riquezas, aliada a sua natureza rebelde e individualista, fez com que ele começasse a gerar uma desconfiança perigosa entre seus pares, o que não demorou para que adquirisse inimigos poderosos entre suas fileiras, até chegar ao ponto em que o próprio líder dos Redbrands; Glasstaff, visse nele um problema que precisava ser resolvido de forma rápida e eficiente antes que fosse tarde demais. O mago tentou fazer com que ele fosse assassinado, mas ele escapou, quase morto e agradecendo a Tymora, pela sua sorte. Tobiah fugiu para a cidade de Phandalin, onde conheceu aqueles que viriam a ficar conhecidos como os "Guardiões de Phandalin", Escondendo o seu passado, ele ajudou a livrar a cidade do tirano Glasstaff, e alcançou sua vingança contra os Redbrands que o traíram. Após as passagens catastróficas de uma horda implacável de orcs, e a investida do terrível dragão Venonfang, que ameaçaram varrer a pequena cidade do mapa, Tobiah viu uma oportunidade de recomeçar sua vida do zero com inúmeras possibilidades em meio a terra arrasada. Ele abandonou a vida de aventuras e investiu o seu ouro acumulado em uma companhia de caravanas, que viria fazer o transporte do que começou a ser produzido na agora ativa Mina de Phandelver. Seu negócio prosperou e isso fez com que sua influência na cidade crescesse, tornando-o respeitado e conhecido. Por conta disso, hoje ele faz parte do conselho da cidade onde tem voz sempre ativa. Além disso, após a morte de Halia Thornton durante o ataque do dragão verde, ele se tornou a maior referência, contato e informante dos Zhentarim na região.
* (Os personagens; Aelendrax, Tobiah, assim como o restante dos integrantes dos Guardiões de Phandalin citados acima, são personagens originais do The Sundering Tales criados para nossas aventuras nos Reinos Esquecidos, eles não fazem parte do cânone oficial e portanto, qualquer semelhança com eventos ou personalidades da Wizards of the Coast é fruto de muito trabalho, dedicação e estudo sobre o lore dos mestres de campanha, ou para os menos crédulos, mera coincidência...)